14 de ago. de 2010

Panico

No final de 1999, eu passei mal no meio da rua, na R.Uruguaiana.Fui pra casa apavorada sem entender nada, achando que era uma pressao baixa.Lembro que cheguei, pedi pra minha vo' fazer uma suco de laranja pra mim e fui deitar.
No dia seguinte, eu tinha que sair pra comprar um presente de amigo oculto, nao conseguia ir sozinha, pedi pro meu primo ir comigo.Cheguei em casa aos prantos.
No dia da minha terapia, contei tudo o que vinha acontecendo e ela me diagnosticou com "Sindrome de Panico".Falou que era dificil, mas totalmente tratavel.
Nesse ano viajei com a familia da minha irma pra um hotel fazenda lindo demais pra passar o Reveillon de 1999/2000.Ficamos cerca de 10 dias la'.PARAISO!!!Cheguei em casa achando que tava tudo bem, que tinha passado.Uma amiga me ligou, me chamando pra almocar e ...eu nao consegui.Pedia desesperadamente pra ir embora, nao sabia explicar porque, tudo era estranho, eu enxergava tudo meio estranho, distante, tudo me fazia mal e me deixava e insegura.
Nao sai mais de casa.Uma noite, acordei histerica, com um fluxo de pensamento muito rapido e totalmente negativo, e nada fazia parar minha angustia, acordei minha tia, minha avo', que ligou pro meu irmao, que foi correndo la pra casa, nao entendeu nada do que tava acontecendo, ate que liguei pra minha terapeuta.Isso foi quase 5 da manha.DESESPERO!!!Tomei um calmante e dormi.
No dia seguinte uma amiga minha foi me visitar, na verdade ela era filha da minha terapeuta.Passei o dia muito bem com ela.Conversamos, vimos um filme, mas na hora dela ir embora, eu chorava compulsivamente, porque eu nao queria que aquele pesadelo voltasse.Ela perguntou se eu nao queria passar o fim de semana la'.Minha avo' na mesma hora apoiou, disse que me faria bem sair de casa um pouco e que qualquer coisa eu voltava e tal.Fui.Fiz uma mini mochila e fui.
Sai da casa da Lolo, que hoje e' na verdade minha irma, madrinha do meu filho mais velho e meu anjo da guarda, em janeiro de 2001 mais ou menos, gravida do Caio.
Fui acolhida durante um ano em sua casa por, alem dela, sua mae (minha ex-terapeuta e hoje vo' do Caio e minha madrinha) e por seu irmao.E claro pelo resto da famila inteira.
Durante todos esses anos fui dando um passo apos o outro, tive anos extremamente dificeis, mas gracas a muitas pessoas e ao Caio e a mim mesma, eu nao desisti de acreditar que eu podia ficar boa.

Ninguem tem nocao do que e' ter "Panico", ate ter.So' quem teve ou tem "Panico", sabe a alegria que e' conseguir ir sozinha ate o banco depois de ficar 2 anos precisando ter alguem do lado so pra isso.Ou pegar o metro sozinha depois de 7 anos sem conseguir.Nesse dia eu ria sozinha no metro, liguei pra Amora, minha irma, tao feliz, mas tao feliz!!!Parecia crianca aprendendo a andar de bicicleta.

Esse ano eu me matriculei num curso de costura, que sempre quis e que nunca consegui ou tive coragem.Sabe o que isso tem a ver?Me vi indo sozinha pro centro da cidade comprar meu material toda semana.Quando parei um dia e me vi sozinha na R.Uruguaiana, quase chorei sorrindo de felicidade!! De volta ao mesmo local 10 anos apos.

Toda vez que eu acho que eu nao vou conseguir certa coisa, eu olho pra tras e faco questao de nunca esquecer do primeiro dia que passei mal na rua.Foi horrivel, mas olhando pra onde eu estou hoje, nao posso mais ter medo de nada ne'?

Resolvi escrever sobre isso porque acho que se fala pouco sobre.Leio pouco sobre e volta e meio sei de alguem que esteve ou esta doente.E por o estresse ser "a doenca do seculo".
Hoje convivo muito bem com meu Panico.Aprendi a respeita-lo.Ha muito tempo nao tenho uma crise, mas me saio bem quando ela vem.E cada vez menos abro mao da minha vida por causa da doenca.
Qualquer um pode desenvolver uma crise de ansiedade e qualquer um pode sair dela.

Um comentário:

  1. Tem gente que quanto mais a gente conhece, mais quer conhecer...
    Adoro você!
    Bela

    ResponderExcluir

Agora voce: